O carnaval do Pontal do Ipiranga será de muita arte e de muitas cores, além de conscientização ecológica. As crianças atendidas pela Fundação Projeto Tamar deram vida para 20 coletores de resíduos, que a secretaria municipal de Meio Ambiente recebeu de uma empresa parceira. Os coletores, que são de lata ou plástico serão distribuídos na orla da praia e no espaço Gourmet Nice Avanza durante o Carnaval.
“Nós tivemos a ideia de levar esses coletores para a escolinha do Projeto Tamar para promover a educação ambiental. Conseguimos também patrocinadores para as tintas e pincel e, ai esses coletores ganharam um charme com a participação das nossas crianças”, secretário municipal de Meio Ambiente de Linhares Tiago Magalhães.
A pequena Laura Louzada de 10 anos decorou um coletor de lata. Ela desenhou uma prancha de surfe, tartaruga marinha e um pôr do sol. “Durante as festas acumula muito lixo no nosso balneário. Achei bacana pintar esses latões e colocar na rua. Precisamos cuidar do nosso meio ambiente”, destacou a menina.
As pinturas aconteceram no pátio da base do Projeto Tamar no Pontal do Ipiranga. Além de arte, a equipe do Tamar falou sobre a importância de manter as praias limpas, preservando a natureza e protegendo a vida marinha. “O objetivo dessa ação do projeto em parceria com a prefeitura é envolver as crianças da comunidade pra elas ter noção do descarte ideal do lixo, que é uma ameaça para as tartarugas marinhas”, disse Heithor Diniz, biólogo do projeto Tamar.
A previsão é que as lixeiras ecológicas sejam instaladas até a próxima sexta-feira (28), no Pontal do Ipiranga. “No Carnaval teremos as lixeiras pintadas pelas nossas crianças. Elas estarão na primeira avenida, na praia e no espaço Nice Avanza para que as pessoas possam fazer o descarte no lugar certo. Assim mantemos o nosso balneário limpo e organizado”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente de Linhares.
Comentários: