A data é celebrada em 13 de fevereiro, em referência à primeira transmissão da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), realizada em 1946, simultaneamente para um grupo de seis países.
O estudo do Ecad considerou apenas emissoras que pagam regularmente os direitos autorais. Segundo o órgão, as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste demonstraram maior influência de gêneros como pop, eletrônico e R&B. Apesar da predominância internacional, músicas brasileiras também conquistaram espaço, principalmente nos gêneros sertanejo, MPB e pop nacional. Canções como Medo Bobo, Jenifer e Erro Gostoso figuraram no top 20 das regiões Centro-Oeste e Nordeste. A única região onde uma música nacional liderou o ranking foi o Nordeste, com Flores em Vida, de Vanessa da Mata, Felipe Duram, Alberto Araújo e Ben Harper.
O levantamento também apontou a proporção de autores nacionais e internacionais nas músicas mais tocadas. O Sudeste apresentou a maior presença de autores estrangeiros (80%), enquanto o Nordeste teve a distribuição mais equilibrada, com 55% de composições internacionais e 45% nacionais.
Segundo a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim, houve maior relevância do rádio no consumo de música e informação no Brasil, mas alertou para a necessidade de ampliar a arrecadação de direitos autorais no setor.
Comentários: